AJUDE-NOS A SEGUIR NO AR COM MAIS QUALIDADE

       Com um processador de áudio novo, doado por um associado, a  Rádio Ipanema Comunitária   está renovando seus equipamentos de transmis...

domingo, 15 de junho de 2014

SINFONIA N. 4 DE SHOSTAKOVICH, NO DOMINGO CLÁSSICO

A Ipanema Comunitária apresentou domingo a Sinfonia n.º 4 em Dó menor de Dmitri Shostakovich (opus 43) que foi composta entre setembro de 1935 e maio de 1936, após o abandono de alguns esboços. Em janeiro de 1936, na metade de sua composição, o Pravda - um jornal sob as ordens de Joseph Stalin - publicou um edital chamado "Bagunça em vez de Música", que denunciava o compositor. Depois dos ataques e da grande pressão política, Shostakoivch não apenas concluiu sua sinfonia, como também planejou sua estreia, programada para dezembro de 1936 em Leningrado durantes os ensaios, ele mudou de ideia. O trabalho só foi apresentado em 30 de dezembro de 1961 pela Orquestra Filarmônica de Moscou, conduzida por Kirill Kondrashin.
Apresentado domingo passado.
Para ouvir na íntegra click aqui.



A Sinfonia n. 4 é fortemente influenciada por Gustav Mahler. Shostakovich foi um estudioso da música de Gustav Mahler. A duração, o tamanho da orquestra, o estilo da orquestração e o uso da melodia tudo veio de Mahler. Shostakovich faz uso de uma imensa orquestra nesse trabalho, precisando de aproximadamente cem músicos para executá-la.  A sombra de Gustav Mahler paira por trás da sinfonia inteira.

O trabalho é formado por três movimentos. Se o primeiro movimento de uma sinfonia bem sucedida tem que seguir as regras da sonata tradicional  então o movimento de abertura da Quarta Sinfonia é  um fracasso.
  • Orquestra do teatro Bolshoi dirigida pelo maestro Gennadi Rozhdestvensky  a Sinfonia n.º 4 em Dó menor de Dmitri Shostakovich (opus 43),  com os movimentos:
      • 1.Allegretto - Poco Moderato - Presto 
      • 2.Moderato con Moto 
      • 3.Largo - Allegro 


Nenhum comentário: