AJUDE-NOS A SEGUIR NO AR COM MAIS QUALIDADE

       Com um processador de áudio novo, doado por um associado, a  Rádio Ipanema Comunitária   está renovando seus equipamentos de transmis...

sábado, 18 de março de 2017

DOMINGO CLÁSSICO - DOMINGO - ÀS 21 HORAS

Com produção e apresentação de Luiz Alfredo Moroni, Domingo Classico apresentou os "Concertos de Brandenburgo" (1046-1051) - coleção de seis peças musicais composta por Johann Sebastian Bach entre 1718 - 1721, dedicados e apresentados a Cristóvão Ludovico de Brandenburgo-Schwedt em 1721.  São amplamente considerados como expoentes da música do período barroco, além de estar entre os clássicos mais populares.

Foram solicitados por Cristóvão, que era um colecionador de música, após este ouvir Bach (então mestre de capela) tocando na propriedade um príncipe rival.
A página dedicatória que Bach escreveu para a coleção indica que eles são "Concerts avec plusieurs instruments" (Concertos para vários instrumentos). Bach usou o "espectro mais amplo de instrumentos orquestrais... em combinações ousadas," como citado por Christoph Wolff. Heinrich Besseler notou que o número de músicos requeridos (exceto o primeiro concerto, que foi reescrito para uma ocasião especial) coincide exatamente com os 17 músicos que Bach tinha à sua disposição em Köthen.

Estes trabalhos foram esquecidos na biblioteca do marquês até sua morte em 1732 quando foram vendidos por poucos centavos. Os concertos foram descobertos em arquivos de Brandemburgo no século XIX sendo publicados em 1850.
Para ouvir na íntegra ou fazer download click aqui;

Nenhum comentário: