AJUDE-NOS A SEGUIR NO AR COM MAIS QUALIDADE

       Com um processador de áudio novo, doado por um associado, a  Rádio Ipanema Comunitária   está renovando seus equipamentos de transmis...

terça-feira, 22 de novembro de 2011

ENERGIA NUCLEAR NO CIDADANIA AMBIENTAL DESTA TERÇA, 20H

O Professor e Físico Luiz Pinguelli Rosa é entrevistado no programa Cidadania Ambiental desta terça-feira, 22/11. O conhecido cientista brasileiro falará sobre energia nuclear e a implantação de hidroelétricas no Brasil, o acidente de Fukushima, e a exploração do petróleo no Pré-Sal. Manifesta-se também favoravelmente à Usina de Belo Monte porque, afinal, a nossa sociedade vai utilizar cada vez mais energia. Diz que é meio contramão da história o uso de mais termoelétricas, inclusive a carvão
As entrevistas foram realizadas no Rio de Janeiro, durante o IV Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental que aconteceu de 17 a 19/11/2011.

Também será apresentada entrevista com o Jornalista Ulisses Capozolli, editor da edição brasileira da revista Scientific American. Capozolli fala sobre a edição especial da revista em comemoração aos 50 anos do Parque do Xingu, comentando também os malefícios que a Usina Hidroelétrica de Belo Monte trará aos indígenas. 

Segue a conversa com o Jornalista e Professor da PUCRJ André Trigueiro. No canal por assinatura Globo News, apresenta o programa Jornal das Dez e o programa Cidades & Soluções.  E mantém o saite mundosustentavel.com.br. Falou aos presentes no Congresso sobre a prática do jornalismo.  

O Arquiteto e Urbanista José Bueno, do Instituto Harmonia, fala sobre o projeto Rios e Ruas que batalha uma nova visão do cidadão sobre os cursos d´água que ainda existem em nossas cidades.  Defende que as propriedades que tem acesso aos arroios e rios deixem a vista livre para o curso d´água, aproveitando-a e tomando consciência de que eles devem ser mantidos limpos e com vida própria.

E o último entrevistado foi o ambientalista gaúcho Júlio Wandan, do movimento Os Verdes, de Tapes,  que esteve presente ao Congresso como participante da Rede Brasileira de Informação Ambiental - REBIA. Júlio, que já esteve presente anteriormente no estúdio da Ipanema Comunitária, conta o que mais chamou a sua atenção no evento e a importância de ver a comunicação com olhos mais profissionais.

O programa vai ao ar às 20 horas desta terça-feira, com retransmissão no próximo sábado, 26/11. As entrevistas foram concedidas ao Jornalista João Batista Aguiar. Na mesa de Som, Lothar Gutierrez.

Nenhum comentário: