O Professor Paulo Brack, Doutor em Ecologia, do Departamento de Botânica da UFRGS, e Eduardo Ruppenthal, Mestre em Desenvolvimento Rural, do INGA, participam do Cidadania Ambiental desta semana comentando o processo de licenciamento da Usina Hidroelétrica de Pai-Querê, no Rio Pelotas, na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Para ambos os entrevistados, o empreendimento não poderá ser autorizado pelo IBAMA devido a riqueza ecológica da região, possibilidade de extinção de diferentes espécies e falta de maior profundidade nos estudos realizados para o Relatório de Impacto Ambiental. Criticaram o fatiamento do Rio Pelotas já com 4 barragens construídas, e ainda com previsão de mais três, afetando todo o fluxo de vida naturalmente existente ao longo do rio, mantido isolado por muitos anos devido à dificuldade de acesso. Destacaram também que o acréscimo ao sistema de energia elétrica nacional será mínimo e que a Usina poderia ser facilmente substituída por outras com fontes renováveis como eólica e solar. Chamaram a atenção para o fato de as empresas que receberam a concessão de exploração não estão preocupadas com o desenvolvimento local.
O programa Cidadania Ambiental será retransmitido no próximo sábado, a partir do meio-dia. É uma produção e apresentação do jornalista João Batista Aguiar e tem uma hora de duração. Na mesa de som, Lothar Gutierrez. O programa inédito é transmitido às terças-feiras, a partir das 20 horas.
AJUDE-NOS A SEGUIR NO AR COM MAIS QUALIDADE
Com um processador de áudio novo, doado por um associado, a Rádio Ipanema Comunitária está renovando seus equipamentos de transmis...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário