AJUDE-NOS A SEGUIR NO AR COM MAIS QUALIDADE

       Com um processador de áudio novo, doado por um associado, a  Rádio Ipanema Comunitária   está renovando seus equipamentos de transmis...

sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Estreia série inédita "Padre Landell, o brasileiro que inventou o wireless"



Quem inventou o rádio? Não foi Marconi, como pensa praticamente metade do mundo. Nem foi Tesla, como pensam os norte-americanos.

Quem primeiro enviou a voz e sons musicais por ondas de radio foi um brasileiro, o padre gaúcho Roberto Landell de Moura.

A primeira experiência pública exitosa de transmissão sem fio foi realizada por Landell de Moura em 16 de julho de 1893, quando transmitiu a voz humana por meio de ondas eletromagnéticas a partir do Colégio das Irmãs de São José (hoje Colégio Santana), no alto do bairro de Santana, em São Paulo, até a Avenida Paulista, por uma distância de 8 km.
Um fato extraordinário, que como outros da ciência brasileira, continuam ausentes da memória midiática.


Para contar um pouco dessa história, a Rádio Ipanema Comunitária 87.9 FM estreia neste domingo, dia 4 de Setembro de 2022, uma série exclusiva de programetes sobre a fascinante trajetória deste herói desconhecido, formado em física e química, em Roma, além da teologia.

Os relatos são do jornalista Hamilton Almeida, autor do recém lançado "Padre Landell, o brasileiro que inventou o wireless".

Os programetes vão ao ar aos domingos, as 11h45 e 18h45, com reprises às quarta-feiras, nos mesmos horários.

Você pode ouvir todos os programas CLICANDO AQUI

Nenhum comentário: